Blog do

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercado de Resíduos Sólidos no Brasil

Segundo dados do Panorama de Resíduos Sólidos, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e divulgado em novembro de 2019; no Brasil, em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, um aumento de pouco menos de 1% em relação ao ano anterior.

Desse montante, 92% (72,7 milhões) foram coletados – uma alta de 1,66% em comparação a 2017, o que mostra que a coleta aumentou num ritmo um pouco maior que a geração. Apesar disso, 6,3 milhões de toneladas de resíduos ficaram sem ser recolhidos nas cidades.

Comparando com os países da América Latina, o Brasil é o campeão de geração de lixo, representando 40% do total gerado na região (541 mil toneladas/dia, segundo a ONU Meio Ambiente).

A tendência de crescimento da geração de resíduos sólidos urbanos no país deve ser mantida nos próximos anos. Estimativas realizadas com base na série histórica mostra que o Brasil alcançará uma geração anual de 100 milhões de toneladas por volta de 2030.

O mercado de resíduos industriais é um negócio novo e com ótimo potencial de crescimento. Segundo o IBGE, mais de 70% (setenta por cento) dos resíduos gerados no Brasil ainda são destinados a lixões ou similares, sem qualquer tipo de tratamento. O IPEA afirma que o Brasil recicla apenas 3% desses resíduos. Por causa desse baixo índice de reciclagem, estima-se um prejuízo de cerca de R$ 8 bilhões por ano.

Com a Lei nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os fabricantes passaram a ser responsáveis pelo destino correto de todos os materiais que produzem em todo o ciclo de vida dos materiais utilizados e produzidos.

Dessa forma, além de observar os resíduos gerados durante o processo de produção, as empresas precisam atentar para a correta destinação dos resíduos depois que seus produtos são utilizados pelo consumidor. Fica estabelecida, assim, a prática de logística reversa.

Posts relacionados