Vimos recentemente um Guia definitivo para a Classificação de Resíduos Sólidos, segundo a NBR 10004:2004 que elaboramos para facilitar o entendimento sobre classificação, segregação, manuseio e descarte final de resíduos nas diferentes classes.
Mas quando falamos especificamente sobre Resíduos de Saúde (RSS) devemos considerar também as normativas instituídas conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária / ANVISA, que estipula na RDC Nº 306, o gerenciamento dos de serviços de saúde (RSS) constituído por um conjunto de procedimentos de gestão, implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
O gerenciamento inicia pelo planejamento dos recursos físicos e dos recursos materiais necessários, culminando na capacitação dos recursos humanos envolvidos.
Todo gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados.
O PGRSS a ser elaborado deve ser compatível com as normas federais, estaduais e municipais, e ainda deve estar de acordo com os procedimentos institucionais de Biossegurança, relativos à coleta, transporte e disposição final.
Consulte a RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018, publicada pela ANVISA neste link.
Manejo dos resíduos
O manejo dos resíduos de serviços de saúde é o conjunto de ações voltadas ao gerenciamento dos resíduos gerados. Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
Segregação – Acondicionamento – Identificação – Transporte interno – Armazenamento temporário – Tratamento – Armazenamento externo – Coleta e transporte externo – Descarte Final. Confira a descrição de cada etapa de manejo aqui.
Automatizando a gestão
Sua gerenciadora de resíduos está preparada para utilizar os recursos tecnológicos a seu favor? Através do SISGR você poderá alinhar toda sua gestão em um sistema de fácil usabilidade e totalmente adaptado às necessidades da gestão de resíduos com ferramentas inovadoras que visam automatizar ao máximo as funções operacionais do dia a dia da sua empresa.
Confira algumas das funções do SISGR que vão acrescentar mais tempo à sua gestão e agilidade nos processos logísticos, operacionais e financeiros da gerenciadora.
- Portal do cliente – através do portal, seu cliente poderá solicitar e acompanhar serviços de coleta de forma ágil e facilitada, consultar documentos, informações financeiras, relatórios e realizar impressão de Certificados de Destinação Final. Tudo totalmente automatizado dentro do SISGR.
- Agendamento recorrente de coletas – através desta função o sistema permite que uma vez registrado o atendimento de um determinado cliente, com os dias onde serão realizados as coletas, o sistema gere essa rotina automaticamente, facilitando o trabalho da logística. Sua equipe poderá agendar diretamente no sistema todas as coletas recorrentes por período semanal, quinzenal e mensal, entre outras especificidades.
- Contrato com controle de quantidade mínima – Com esta função do SISGR seu processo de medição de serviços será facilitado para você ganhar tempo e não perder faturamento no momento da medição.
Ao cadastrar o contato com seu cliente, você já pode deixar previamente registrado o valor por quantidade mínima do serviço, sendo ele caracterizado por coleta, unidade ou viagem. Esta informação será considerada automaticamente no momento da medição dos serviços deste cliente, facilitando o controle de faturamento. - Aplicativo para motoristas – o aplicativo é disponibilizado ao motorista da gerenciadora permitindo o gerenciamento de rota através de mapa de geolocalização, melhorando a dinâmica da operação e com a possibilidade de inserção de informações sobre o serviço realizado minimizando os erros no processo e deixando a logística atualizada em tempo real.
- Emissão de boleto automático (remessa e retorno);
- Emissão de nota fiscal;
- Alerta de cobranças, vencimentos e cobrança automática;
- Sistema multiresíduos – facilidade ao cadastrar os mais diversos tipos de resíduos por característica e unidade de medida específicos.
Saiba mais sobre o SISGR e solicite uma demonstração gratuita do sistema com um de nossos consultores.
