Blog do

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

4 soluções inteligentes de gerenciamento de resíduos que estão revolucionando a indústria

Tradução da Earth.org

O início da “smartificação” integrou-se às várias facetas da sustentabilidade, incluindo a tecnologia de coleta inteligente de resíduos. Com a rápida adoção e inovação de tecnologias inteligentes de gerenciamento de resíduos, a coleta de resíduos também se tornou um sistema mais ecológico e eficiente. As integrações tecnológicas proeminentes incluem robôs, tecnologia de sensores e muito mais. As autoridades locais também continuam a tirar proveito de soluções inteligentes para evitar que o planeta Terra se transforme em um reino de lixo.

—–

Então, quando tudo ao nosso redor está ficando “smartificado”, por que não usar tecnologias modernas para resolver alguns dos problemas ambientais mais urgentes, por exemplo, para desenvolver sistemas inteligentes de gerenciamento de resíduos sólidos?

O globo está lentamente se transformando em um reino de lixo com a quantidade de lixo produzida todos os dias. Hoje, o mundo gera 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sólidos municipais anualmente e espera-se que o número cresça para 3,40 bilhões de toneladas até 2050. Em comparação, isso é mais que o dobro do crescimento populacional esperado no mesmo período.

Atualmente, as operações de gestão de resíduos sólidos são principalmente responsabilidades dos governos locais na maioria das nações, e quase 70% dos países possuem instituições para lidar com a criação de políticas e monitoramento regulatório no setor de coleta de resíduos.

Quando tanto desperdício precisa ser gerenciado por governos e autoridades locais, a smartificação desempenha um papel importante na agilização do processo.

A tendência da “smartificação” vem inovando a forma como vivemos há algum tempo. Estamos experimentando isso em cidades inteligentes, carros autônomos e até mesmo nos pequenos smartphones inovadores aos quais estamos tão apegados.

O mundo gera 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sólidos municipais anualmente e espera-se que o número cresça para 3,40 bilhões de toneladas até 2050.

O gerenciamento de resíduos convencional está se tornando ineficaz

Iniciativas verdes e soluções sustentáveis estão sendo adotadas por diversas regiões metropolitanas. Ao alavancar a tecnologia e a inovação para melhorar os sistemas existentes, as cidades estão se tornando mais inteligentes, mais eficientes e economizadoras de recursos.

Os sistemas de coleta de resíduos exigem urgentemente uma atualização dos processos de gerenciamento tradicionais e ineficientes.

A maioria dos sistemas de coleta de lixo em uso hoje é manual e realiza coletas desnecessárias ou tardias. Coletas desnecessárias aumentam as despesas anuais de coleta em 70%. Além disso, os frequentes congestionamentos nas vias, muitas vezes decorrentes de um planejamento ineficaz das rotas, também elevam o volume de gasolina consumido para realizar as coletas. Todo o processo contribui para um aumento da pegada de carbono em 50%.

Esses problemas podem ser facilmente resolvidos com o uso de tecnologias de gerenciamento de resíduos da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT) para ajudar a planejar uma rota mais eficiente para os caminhões de lixo. As tecnologias de sensores IoT podem ser usadas para avaliar se é necessário esvaziar as latas de lixo. Sua abordagem flexível de gerenciamento de lixo beneficia moradores, empresas e organizações.

Métodos modernos de gerenciamento e coleta de resíduos agora são usados em cidades inteligentes. Em sintonia com esse pensamento, a tecnologia IoT está sendo cada vez mais adotada pela indústria do lixo. Em aplicações de tecnologia inteligente, incluindo coleta de dados de lixo, monitoramento baseado em câmera no momento, tecnologia de chip/sensor de carrinho e otimização de logística para frotas de veículos, a varredura de ativos já é implementada como uma medida para melhorar a eficiência.

Em escala global, um número crescente de organizações de gerenciamento de resíduos também está implementando o uso de sistemas IoT industriais para rastrear veículos, resíduos, motoristas e clientes para melhorar todas as facetas desses serviços essenciais prestados.

O resultado de várias soluções exclusivas integradas aqui é a tecnologia de coleta de resíduos inteligente. O gerenciamento inteligente de resíduos é um termo amplo para qualquer sistema ou aplicativo que usa essa tecnologia para melhorar o gerenciamento de lixo. Isso significa que o gerenciamento inteligente de resíduos, possibilitado pela tecnologia, é mais eficiente, econômico e ecologicamente correto do que o tradicional que usamos.

Tecnologias inovadoras atuando como catalisadores para a tecnologia de coleta inteligente de resíduos

Várias tecnologias estão alimentando a smartificação da gestão de resíduos hoje. A tecnologia de coleta de lixo inteligente está se adaptando às necessidades modernas de cidades inteligentes e desenvolvendo paisagens urbanas.

A seguir são mencionadas algumas das tecnologias que estão sendo implementadas em todo o mundo para criar um impacto positivo para salvar o meio ambiente e impedir que nosso planeta se transforme em um reino de lixo.

1. Lixeiras inteligentes

A tecnologia da lixeira inteligente usa inteligência artificial para redirecionar o lixo de forma eficaz e econômica, com a menor quantidade de mão de obra necessária e com o mínimo de congestionamento de tráfego. Uma lixeira inteligente pode ser feita combinando várias tecnologias, como Inteligência Artificial das Coisas (AIoT), visão computacional, robótica, tags RFID, Near-Field Communication (NFC), sensores, redes de sensores sem fio, compactadores, atuadores, sistemas de monitoramento inteligentes e painéis.

Hoje, as empresas podem receber informações diretamente sobre seus materiais de reciclagem, graças à lixeira inteligente – integração do TrashBot, com um painel de monitoramento em tempo real. Os zeladores podem simplificar seus fluxos de trabalho e gastar menos tempo verificando as lixeiras devido às indicações de monitoramento. Uma plataforma inteligente de análise de lixeiras permite que as unidades conduzam auditorias de lixo, avaliem taxas de desvio e estimem possíveis economias de custos. Assim, ao empregar lixeiras inteligentes, os usuários podem maximizar o potencial de reciclagem dos recicláveis.

Ocasionalmente, quando deixadas por conta própria, as pessoas não conseguem separar seu lixo nas lixeiras adequadas ou nas lixeiras de reciclagem. A empresa polonesa Bin-e criou uma lixeira inteligente que classifica automaticamente os recicláveis em vários compartimentos usando a identificação de objetos baseada em inteligência artificial em um esforço para eliminar a classificação errônea da reciclagem. Após a triagem, os resíduos são compactados e o sistema monitora a capacidade de cada lixeira.

As lixeiras inteligentes eliminam erros humanos desde o procedimento inicial de classificação, acelerando e simplificando o processamento de materiais para instalações de reciclagem. Isso pode aumentar muito a produtividade do trabalhador e reduzir os gastos com gerenciamento de resíduos em até 63%.

2. Separação de resíduos com IA

A empresa Amp Robotics, com sede em Louisville, Colorado, está criando equipamentos e software que usam análise de imagem para classificar recicláveis com precisão e taxas de recuperação muito maiores do que os sistemas convencionais.

Esforços semelhantes estão sendo feitos pela Bulk Handling Systems, Machinex e Tomra, bem como outras empresas para automatizar processos de reciclagem usando IA e robôs. Atualmente, existem centenas de instalações de triagem de resíduos usando a tecnologia em todo o mundo. Ao evitar que os recicláveis acabem em aterros sanitários e torná-los mais fáceis de reprocessar e reutilizar, a expansão de seu uso reduzirá o desperdício e beneficiará o meio ambiente.

O setor de gerenciamento de resíduos depende fortemente da inteligência artificial e um número crescente de instalações de processamento de resíduos está recorrendo a essa tecnologia para melhorar a eficiência operacional. Os itens podem ser reconhecidos com base em sua composição e classe, por exemplo, digitalizando recicláveis misturados com visão computacional de IA.

Todo o procedimento de classificação e separação em uma planta de processamento de resíduos pode ser automatizado usando IA em combinação com equipamento de classificação robótica. O equipamento de triagem robótica separará de forma rápida e eficaz os recicláveis em fluxos de materiais únicos, uma vez que o sistema de IA usa visão computacional para detectar materiais.

Hoje, as instalações de recuperação de materiais (MRFs) podem identificar com precisão uma variedade de materiais por causa do Recycleye Vision – uma tecnologia inovadora que classifica a reciclagem combinada em 28 classificações separadas.

Por exemplo, usando as classes de plásticos da IA, o plástico reciclável pode ser dividido dependendo do tipo de plástico de que é feito, bem como a cor e a forma do plástico. Reciclados (produtos recicláveis individuais) estão em fluxos de materiais separados, uma vez que os recicláveis tenham sido coletados e separados. Essas peças são então comprimidas e compactadas em um cubo usando uma enfardadeira de reciclagem para facilitar o armazenamento e o transporte. Uma enfardadeira de arame também pode ser usada para amarrar cada cubo, garantindo que ele mantenha sua forma e evite que as coisas escorreguem.

Qualquer instalação de processamento de lixo precisa de uma enfardadeira, pois é o estágio final para preparar os materiais para serem enviados para uma fábrica de reprocessamento. É crucial utilizar uma enfardadeira para compactar todos os materiais recicláveis, tanto quanto possível, porque diminuir o tamanho dos materiais recicláveis reduz significativamente as despesas de transporte.

3. Robôs gerenciando a separação de resíduos

Em 2009, São Francisco aprovou um decreto exigindo que todos os residentes e empresas classificassem seus resíduos em recicláveis, compostáveis e lixo para aterros sanitários, se tornando a primeira cidade americana a tornar a compostagem obrigatória. Atualmente, a cidade desvia cerca de 80% de seus resíduos de aterros todos os anos, apresentando uma das maiores taxas de reciclagem dos Estados Unidos.

São Francisco, já na vanguarda do movimento lixo zero, conseguiu isso em parte por meio de sua parceria com a Recology, uma empresa de coleta de lixo, que gastou US$ 20 milhões na modernização de suas instalações e na instalação de um esquadrão de robôs classificadores para separar os recicláveis com eficiência e precisão. .

4. Sensores de nível de resíduos

Os sensores de nível de resíduos permitem que os usuários vejam instantaneamente o quão cheio cada lixeira está, permitindo que eles planejem com antecedência e tomem ações baseadas em dados. Os funcionários da coleta de lixo podem organizar a forma como as coletas são realizadas, focando apenas nos locais das lixeiras cheias, com o auxílio de uma plataforma de monitoramento ao vivo.

O custo da gestão do lixo pode ser muito caro para os governos locais. A coleta de lixo às vezes é o maior item único do orçamento para comunidades em nações menos ricas. Além disso, o custo do gerenciamento do lixo está aumentando globalmente, o que tem um impacto particularmente negativo nas áreas de baixa renda. Quando os eleitores esperam os mesmos ou melhores serviços municipais, isso frequentemente leva a um dilema ainda maior de cortes orçamentários.

Quando combinados com uma plataforma de monitoramento de nível de enchimento, os sensores de nível de resíduos oferecem soluções para problemas financeiros, reduzindo as despesas com coleta de lixo em até 50%. Com menos coletas, menos dinheiro está disponível para o tempo do motorista, combustível e manutenção do caminhão.

Na pior das hipóteses, a falta de um meio eficaz de coleta de lixo expõe a população em expansão a um ambiente que serve como terreno fértil para bactérias, insetos e roedores. Esse ambiente também favorece o desenvolvimento de doenças veiculadas pelo ar e pela água. É no mínimo uma monstruosidade e um incômodo público, principalmente em grandes regiões urbanas que dependem fortemente de turistas para financiar serviços municipais.

Ao alertar os operadores sobre tais situações com antecedência, os sensores de nível de resíduos e os dados de nível de enchimento em tempo real coletados por meio de plataformas de monitoramento evitam significativamente o transbordamento de lixo.

Considerações finais

O segredo para desenvolver serviços inteligentes de gerenciamento de resíduos que sejam adequados tanto para agora quanto para o futuro é integrar uma estratégia baseada em dados à maneira como gerenciamos o lixo.

A tecnologia de coleta de resíduos inteligente é o primeiro passo para maximizar os recursos e integrar procedimentos mais sustentáveis aos serviços de resíduos. Com sensores, plataformas digitais, roteamento inteligente e monitoramento de contêineres, temos todas as soluções necessárias para melhorar nosso sistema de gestão de resíduos.

Posts relacionados