Você anda tendo dificuldades no momento de escolher qual o tipo de equipamento que possa atender da melhor maneira a sua empresa gerenciadora de resíduos?
O surgimento dessas dúvidas é bastante normal. Já que a escolha do tipo de equipamento para gestão de resíduos é um dos aspectos mais importantes da sua empresa.
É claro que, aqui, nos guiamos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ela nos direciona para informações importantíssimas sobre: o recipiente mais apropriado para realizar o acondicionamento de modo compatível com a classificação, volume e quantidade de resíduos.
Essa é uma forma de seguir, também, as regras determinadas pelo Plano Municipal de Gestão de Resíduos de sua localização.
Quando a coleta é feita com o tipo de equipamento correto, o transporte utilizado consegue, facilmente, realizar manobras e até otimizar o espaço de armazenamento dos equipamentos.
Para proporcionar a melhor produtividade operacional nos processos de coleta e transporte, listamos 6 tipos de equipamentos que podem te ajudar no momento da decisão!
Caixa Brooks
As caixas brooks são utilizadas para o acondicionamento e transporte de resíduos não compactáveis, como por exemplo: entulho de obras, sobras industriais, madeira e ferro. Elas são transportadas em caminhões poliguindastes e possuem reforços laterais.
Caixa compactadora
A caixa compactadora é utilizada no acondicionamento de resíduos classe IIA permitindo a compactação sem propagar insetos ou odores. As caixas são transportadas em caminhões roll-on/off.
Caixa roll-on/off
A Caixa roll-on/off é mais utilizada para o acondicionamento de grandes volumes de resíduos compactáveis ou não, ou até mesmo resíduos com baixa densidade. Elas são transportadas em caminhões roll-on/off. Sendo fabricadas com aço de alta resistência e possuindo reforço na lateral e tampa traseira.
Bombona
A bombona é exclusivamente utilizada para o acondicionamento de resíduos químicos, normalmente gerados em atividades de pesquisa de universidades. Sendo necessário estarem devidamente vedadas e lacradas para evitar vazamentos. É importante se atentar também à capacidade recomendada para preenchimento de cada tipo de bombona.
big bags
Os big bags são utilizados para o acondicionamento de resíduos em forma de pó, flocos ou grãos, sendo eles materiais sólidos ou secos. A forma de armazenamento é um contentor flexível e que possui alças, ou cintas, para ajudar na movimentação do acondicionante.
Container
Os containers são utilizados para o acondicionamento de resíduos comerciais, industriais, hospitalares ou de vias urbanas. Eles são funcionais e práticos para o dia a dia, pois sua dimensão facilita a passagem por lugares mais estreitos.
Agora que você conhece alguns tipos de equipamentos mais utilizados, quer saber também como realizar uma gestão mais eficiente dos acondicionantes?
Clique aqui e saiba mais sobre o SISGR!